NZINGA MBANDI e as guerras de resistência em Angola
×
NZINGA MBANDI e as guerras de resistência em Angola
NZINGA MBANDI e as guerras de resistência em Angola
R$ 60,00
(indisponível)
Avise-me quando chegar:
Nzinga Mbandi viveu mais de oitenta anos, mais da metade em guerra contra os portugueses. No contexto da implantação do tráfico negreiro em Angola no século XVII, ela foi uma das principais personagens da resistência africana.

Em sua longa vida assumiu diversos papéis e roupagens: foi batizada como D. Anna de Souza enquanto negociava a paz como embaixadora de seu irmão Ngola Mbandi; assumiu o poder central do reino do Ndongo, detentora da insígnia de poder Ngola; foi consagrada Tembanza, a sacerdotiza responsável pelos rituais de invencibilidade dos Jagas e passou comandar a luta dos kilombos; conquistou o reino de Matamba, expandindo seu poder; retornou ao catolicismo e passou a se corresponder diretamente com o Papa; morreu como pia cristã, mas continuou a ser venerada como rainha imortal.

Essa dissimulação pela qual ficou conhecida revela sua capacidade de permanecer livre, de saber escolher as armas e os aliados adequados. Este livro apresenta as diversas estratégias empreendidas pela rainha guerreria para defender sua soberania e a independência de seu povo diante de um cenário de guerras e de instabilidades.

Nzinga Mbandi tornou-se símbolo das lutas africanas contra a colonização, exemplo de resistência e de liderança feminina.

Mazza edicoes, 2015. 233 paginas.